- TEMPO DE SANGRAMENTO (TS) : é um exame laboratorial que mede o tempo necessário para cessar a hemorragia de um ferimento com aproximadamente 2mm de profundidade, o que permite avaliar a eficiência das plaquetas na formação do trombo.
- TEMPO DE COAGULAÇÃO (TC) : o sangue coagula quando é retirado de um paciente, extravasa dos vasos sanguíneos por alguma lesão e, assim chega ao tecido conjuntivo, e ali fica parado. Esse exame é para ver quanto tempo demora para o sangue coagular.
- TEMPO DE PROTOMBINA (TP) : são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação. Em outras palavras, é um exame usado para determinar a tendência de coagulação do sangue.
- PROVA DO LAÇO : é um exame que se pode fazer para confirmar o diagnóstico da dengue (OKAY NÃO ENTENDI QUAL MOTIVO DE FAZER ESSE EXAME,O QUE DENGUE TEM HAVER COM O FÍGADO E ALTERAÇÃO NA COAGULAÇÃO ???). Este exame é feito em casos de suspeita de dengue, porém, tomar corticoesteroides pode alterar os resultados do exame, assim como a idade e condições gerais de cada indivíduo.
- RETRAÇÃO DO COÁGULO : é usada como índice indireto de avaliação do número e da atividade plaquetária. Está diminuída quando o número de plaquetas for inferior a 100.000/mm nas alterações qualitativas das plaquetas (alteração da adesividade e/ou do mecanismo contrátil), e nível diminuído do fibrinogênia .
HEMOGRAMA : É um exame de sangue que consiste na contagem das células brancas e vermelhas, das plaquetas e dos reticulócitos e na medição de índices hematológicos como a dosagem de hemoglobina e do hematócrito(percentagem dos glóbulos vermelhos no volume total de sangue.
Chama-se hemograma completo aquele que também fornece uma contagem diferencial dos leucócitos. Do hemograma completo consta ainda a hematoscopia, que é o estudo da forma das hemácias.
ERITROGRAMA : é a primeira parte do hemograma. É o estudo dos glóbulos vermelhos, ou seja, das hemácias, também chamadas de eritrócitos.
LEUCOGRAMA : é a parte do hemograma que avalia os leucócitos. Estes são também conhecidos como série branca ou glóbulos brancos. São as células de defesa responsáveis por combater agentes invasores.
PERFIL LIPÍDICO/LIPIDOGRAMA : antigamente conhecido como lipidograma, determina as dosagens de colesterol total,triglicerídeos.
ELETROFORESE LIPOPROTEÍNAS : As lipoproteínas são partículas de alto peso molecular, responsáveis pelo transporte de lipídios no plasma. E a eletroforese é um dos métodos convencionais para análise do perfil das lipoproteínas circulantes, técnica que possibilita a separação e a caracterização de quatro classes de lipoproteínas: HDL, VLDL, LDL e quilomícrons.
PROVA DE FUNÇÃO HEPÁTICA : é um conjunto de exames laboratoriais pedidos pelo médico com o intuito de conferir se o fígado está funcionando normalmente. São exames comuns, feitos por coleta de sangue e normalmente pedidos num check-up médico. São eles:
AMINOTRANSFERASES
- ALT ou TGP: alanina aminotransferase
- AST ou TGO: aspartato aminotransferase
A TGO está presente também nas células dos músculos e do coração, enquanto que a TGP é encontrada quase que somente dentro das células do fígado. A TGP, é portanto, muito mais específica para doenças do fígado que a TGO.
FOSFATASE ALCALINA (FA) : Enzimas distribuídas por diversas partes do corpo como fígado, intestinos, ossos, rins, placenta, entre outros. Seus valores normais são altamente dependentes da idade e sexo do paciente, sendo mais altos em idosos, crianças e gestantes. Por estar presente em tantas partes do corpo, é necessária a dosagem de uma segunda enzima para confirmar que seu aumento ou diminuição vem do fígado.
Gama glutamil transpeptidase (GAMA-GT ): Enzima presente em diversos orgãos como rim, pâncreas, baço, coração, entre outros. É um sensível indicador de doença do fígado, porém, pode estar aumentada por doenças em outros órgãos.
BILIRRUBINAS : é uma substância proveniente do metabolismo de células velhas do sangue (hemácias) e é responsável por ajudar na digestão de gordura. Está presente em duas formas no corpo: indireta (ou não conjugada) e direta (ou conjugada). A forma indireta está presente no sangue enquanto a forma direta já passou pelo fígado (já foi conjugada) e está pronta para atuar na digestão. Pode ser dosada na forma total (indireta + direta) ou separadamente.
ELETROFORESE DE PROTEÍNAS : é um processo de separação de substâncias eletricamente carregadas mediante a migração diferenciada delas quando as mesmas são dissolvidas em um eletrólito, através do qual é aplicada uma corrente elétrica. A eletroforese de proteínas é de grande importância no diagnóstico diferencial de algumas enfermidades, na avaliação da gravidade de alterações clínicas hematológicas e no diagnóstico de processos inflamatórios, gamopatias e disproteinemias. É o teste mais utilizado para investigação de anormalidades proteicas presentes no sangue. Taxas elevadas de proteínas plasmáticas ocorrem em função da hemoconcentração ou do aumento da produção de globulinas, geralmente associado a processos inflamatórios. A hemoconcentração pode ser fisiológica, em casos de contração esplênica e policitemia vera.
HEPATITE : designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de ÁLCOOL ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.
Hepatite C - Anti -HCV : é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite ( VHC ou HCV) transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado. Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas conseqüências a longo prazo.
HEPATITE B - HBSAG (AU,Antígeno Austrália) : tem início mais insidioso e curso clínico mais prolongado. Apresenta período de incubação de 40 a 180 dias. Sua transmissão é predominantemente parenteral (transfusões e agulhas contaminadas), mas também pode ocorrer por contato sexual e, em menor proporção, através de exposição a saliva e outras excreções potencialmente contaminadas.
O Antígeno Austrália, é um determinante antigênico encontrado na superfície do HBV, em partículas menores não infectantes e em formas tubulares produzidas por este vírus. Aparece na corrente sanguínea de 2 a 6 semanas antes do início dos sintomas ou alteração das transaminases, mantendo-se detectável por até 20 semanas. O HBsAg está presente tanto na fase aguda como na crônica. Pacientes que o mantém positivo por mais de 6 meses provavelmente permanecerão como portadores ou desenvolverão hepatite crônica.
HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE (TSH) : é o exame de sangue utilizado para detectar alterações nos níveis do hormônio estimulante da tireóide (TSH), hormônio produzido na hipófise, importante glândula localizada no cérebro, que atua estimulando a produção dos hormônios T3 e T4 pela tireóide, glândula localizada na região anterior do pescoço. Esse exame é utilizado para auxiliar no diagnóstico de alterações no funcionamento da tireóide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
Bom está ai o significado de cada exame, alguns achei uma coisa nada haver,como o exame de prova do laço que é pra dengue :o Mas enfim,vou fazer essa bateria de exames e sei que nada está errado,mas vou fazer como prevenção e pegar a declaração da gastroenterologista e levar para a dermatologista para finalmente começar o tratamento,que está previsto para dia 19/05.
Nenhum comentário:
Postar um comentário