Esses dias, aqui no blog, a Jarleni fez um comentário sobre ''ESPINHAS NA GESTAÇÃO'', ela perguntou se havia a possibilidade das espinhas voltarem na gravidez (ou seja, quem fez o tto, ter acne novamente durante a gravidez). E o que dizer sobre isso ? Sim, há possibilidade, mas é difícil dar uma resposta concreta, pois como durante o tto cada organismo reage de um jeito, em geral, em todos os sentidos das nossas vidas, cada organismo reage de um jeito.
Conversei com minha dermatologista sobre esse assunto durante o tto e nem sei por qual motivo deixei de falar sobre algo tão importante, agora depois de ter acabado, com esse comentário, que me despertou essa questão.
Minha dermatologista disse exatamente sobre ser relativo, sobre cada organismo ser de um jeito e realmente é assim mesmo, pois já vi mulheres durante a gravidez, que antes não tinham espinhas e na gestação tiveram, outras já tinham antes da gestação, nunca trataram as espinhas e durante a gestação piorou a situação, algumas tiveram acne só durante a gravidez e depois a pele melhorou, outras pelo contrário a acne continuou após a gestação. Minha mãe,por exemplo; nunca teve acne na adolescência, nas 2 gestações, ela não teve acne e nem após a gestação, pelo contrário, algumas das minhas tias tiveram acne durante a gestação, algumas já tinham antes e outras nunca tiveram, algumas passaram após a gravidez e outras continuaram por muito tempo e a maioria não fez nenhum tratamento, até hoje.
Então temos que ter consciência de que existe possibilidade, mesmo nós fazendo esse tratamento, de um dia engravidar e ter acne de novo, sendo que pode ser uma fase da gestação ou continuar após a gestação, é complicado ... Mas quem sonha em ser mãe, passa por tudo né, pois filho é filho. Acho que eu enfrentaria as espinhas de novo de cabeça erguida só nesse momento e só enfrentaria o Roacutan de novo após esse momento, porque agora não posso pensar em enfrentar acne e Roacutan novamente, como só penso em ser mãe, daqui uns 7/8 anos, então ... estou tranquila.
Falando mais elaboradamente sobre o assunto: A gravidez é uma fase de várias mudanças hormonais, vasculares e metabólicas... As espinhas na gravidez são comuns e aparecem devido ao aumento da progesterona, que aumenta a oleosidade da pele tapando os poros, facilitando o surgimento das espinhas.
Elas aparecem com maior frequência no rosto, nos seios e nas costas por serem locais onde há maior concentração de glândulas sebáceas, e são mais frequentes nas primeiras semanas de gravidez porque com a chegada do trabalho de parto, a concentração do hormônio progesterona diminui, diminuindo também a oleosidade da pele.
Em caso de espinhas na gravidez, o que se deve fazer é procurar um médico dermatologista para que ele indique a melhor opção de tratamento. Grande parte dos remédios para espinhas contém ácidos que são absorvidos pela pele e que podem complicar a gravidez, e por isso eles são contraindicados nesta fase.
O ácido azelaico é um dos ácidos que pode ser usado durante a gestação, mas é sempre recomendado procurar um médico, além de melhorar as espinhas, ele serve como clareador de manchas na pele.
SE VOCÊ JÁ ENGRAVIDOU, DEIXE SEU COMENTÁRIO, VOCÊ TINHA ESPINHAS ANTES DA GESTAÇÃO ? SE VOCÊ TEVE ACNE DURANTE A GESTAÇÃO, MELHOROU DEPOIS ? VOCÊ TOMOU ROACUTAN APÓS A GESTAÇÃO, POIS AS ESPINHAS PIORARAM ? DEIXE SEU DEPOIMENTO, É IMPORTANTE PARA VÁRIAS MULHERES ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário