domingo, 5 de abril de 2015

O que é ACNE ?


Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos capilares tornam-se conectados com a oleosidade e células mortas da pele. Acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. A acne pode ser angustiante e irritantemente persistente. Acne lesões cicatrizam lentamente, e quando se começa a resolver, outras parecem surgir.
Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes da pele. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes disponíveis – e quanto mais cedo é iniciado, menor é o risco de danos à pele ou autoestima.

QUAIS OS TIPOS DE ACNE ?

– Acne vulgar: O tipo mais comum de acne é acne vulgar. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens.
– Acne cística: Acne conglobata é uma forma rara, mas grave, de acne. Ela ocorre principalmente em homens jovens. Na acne conglobata, espinhas profundas se desenvolvem no rosto, peito, costas, braços e coxas. Este tipo de acne pode ser difícil de tratar e muitas vezes deixa cicatrizes. Acne conglobata pode durar até a idade adulta.
– Acne fulminante : Acne fulminante é uma forma grave de acne conglobata, que ocorre em meninos adolescentes. Na acne fulminante, um grande número de espinhas se desenvolve muito rapidamente nas costas do adolescente e no peito. Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves. As espinhas não costumam se desenvolver no rosto do adolescente. Pacientes com acne fulminante muitas vezes sofrem com febre e dor muscular e óssea.
– Acne rosácea (Rosácea pápula pustulosa) : Nesse tipo de rosácea, soma-se ao tom avermelhada o aparecimento de lesões pápulo-pustulosas em surtos, como se fossem espinhas. Nesse tipo, a rosácea lembra a acne – tanto que por muito tempo foi chamada de acne rosácea. O tipo pápula pustular é mais comum em homens, com períodos de piora e melhora alternados.
– Acne adulta : É quando a pessoa não sofreu com acne na puberdade,mas na fase adulta começou a sofrer.
– Acne persistente : É quando você faz todos os tipo de tratamentos tópicos ou orais (antibióticos) e nada tem solução.

CAUSAS

Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis de hormônio fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios causam mudanças nas glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo). Essa oleosidade acontece para proteger a pele e mantê-la úmida. A acne começa quando o óleo se mistura com células mortas da pele e obstrui os poros – bactérias podem crescer nessa mistura. Se essa mistura vaza para tecidos próximos pode provocar inchaço, vermelhidão e pus. Um nome comum para essas protuberâncias é espinhas.
Às vezes, os recém-nascidos têm acne porque suas mães passam hormônios para eles, pouco antes do nascimento. Acne também pode aparecer quando o estresse do nascimento faz com que o corpo do bebê para libere hormônios por conta própria. As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne.
Três fatores contribuem para a formação de acne em adolescentes e adultos:
  • Superprodução de sebo na pele
  • Concentração de células mortas da pele, resultando em irritação dos folículos pilosos
  • Acúmulo de bactérias.
Acne ocorre quando os folículos capilares tornam-se conectados com a oleosidade e as células mortas da pele. Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o seu cabelo e pele. Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas da pele, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente onde as bactérias podem prosperar.
Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, causando um cravo.
Espinhas são manchas vermelhas e protuberantes na pele, com um centro branco que se desenvolve quando os folículos capilares bloqueados ficam inflamados ou infectados. Bloqueios e inflamações que se desenvolvem bem dentro dos folículos capilares produzem nódulos sob a superfície da pele, chamados de cistos.

SINTOMAS

Os sintomas variam de acordo com o tipo de acne, e incluem:
  • Cravos pretos (comedões abertos): aparece quando o sebo e as células mortas obstruem os poros. Enquanto o poro fica fechado, a superfície permanece aberta. É o que confere a aparência de “cravos pretos”.
  • Cravos Brancos (comedões fechados): O acúmulo de sebo e células mortas, além de bloquear o poro também bloqueia a entrada do mesmo formando uma película. Esses cravos são de remoção mais difícil.
  • Espinhas: Além do excesso de óleo que bloqueia os poros, há também a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes que aumenta nesse ambiente oleoso. A multiplicação do micro-organismo acarreta em pequena inflamação na área com pus. É a inflamação que faz com que a espinha tenha a aparência avermelhada, quente e inchada.
  • Cistos: Ocorrem quando ainflamação atinge a pele mais profundamente, podendo ser dolorosos  e formar cicatrizes permanentes. Este é o tipo mais grave de acne.
 QUAIS SÃO OS GRAUS ?
O diagnóstico da acne acontece através de exame clínico feito pelo dermatologista, que irá analisar as lesões e avaliar qual o grau da infecção. O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:
  • Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias, espinhas ou cistos.
  • Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas – pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus, também chamados de pústulas.
  • Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e cistos – lesões mais profundas e dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas.
  • Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e cistos, que se comunicam causando inflamação mais grave e aspecto desfigurante.  Este tipo de acne também é conhecido como acne conglobata.
  • Acne Grau V: surgimento súbito da acne com lesões graves, como cistos dolorosos que ulceram deixando grandes cicatrizes, acompanhado de sintomas gerais, como febre, mal estar e dor no corpo. É uma forma rara e mais comum no sexo masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário