Para obter as respostas como não sou expert no assunto,sei algumas coisas básicas sobre o tratamento,mas pesquisei para poder esclarecer todas as dúvidas sobre o que é mito e verdade,então a seguir estão algumas dúvidas frequentes.
1) É verdade que quem tem muita produção de vitamina A deve evitar este medicamento? Por quê?
Verdade! O Roacutan é um derivado do retinol (vitamina A) por isso não pode ser ingerido concomitante com vitamina A. Em relação a alimentos que contenham vitamina A não é costume suspendê-los.
2) Existem diversas alegações de que o Roacutan faz mal a saúde e mesmo assim é usado. Por quê?
Mito! Qualquer medicamento bem indicado e bem acompanhado não faz mal a saúde. É uma relação de risco e benefício. O único efeito colateral irreversível é a teratogenicidade para as mulheres (problemas no primeiro mês de vida do bebê, e sequelas comportamentais nas crianças), os outros são reversíveis e controláveis.
3) Sobre a depressão por conta do remédio, é verdade ou mito? Se verdade o que faz causar e como evitar?
Verdade ! Existem casos descritos na literatura de pessoas que desenvolveram depressão após terem iniciado o tratamento com o Roacutan. É um efeito adverso, não se sabe a causa. Na prática não se prescreve Roacutan pra quem tem histórico de depressão, mas, por outro lado, o que se vê é que o adolescente quando melhora a pele fica mais sociável e feliz.
4) Uma dose dupla do remédio é irreversível e pode fazer mal, é verdade ou mito? Explique.
Depende! A dose do medicamento é 1-1,5mg/kg/dia, é uma dosagem alta. Caso ocorra uma ingestão maior que a prescrita é indicado que se faça lavagem gástrica como em qualquer medicamento. Lembrando que a maioria dos medicamentos é de metabolização hepática e se ingerido em altas doses pode evoluir para hepatite medicamentosa. O tempo mínimo de tratamento com Roacutan é de cinco meses, o que é considerado longo. Por isso, é necessário a realização de exames laboratoriais periódicos para monitorização da função hepática e colesterol/triglicérides.
5) O Roacutan resseca os lábios, pupila, nariz e até a genital? Em alguns casos falam que o nariz chega até a sangrar em virtude do ressecamento da mucosa…
Frequento vários grupos do Roacutan e nunca ouvi falar que resseca a genital,mas os lábios,pupula,nariz já escutei vários relatos e é os sintomas mais comuns durante o tratamento,normalmente começa a sentir no 3º dia de tratamento.
Verdade! O Roacutan diminui o tamanho e função da glândula sebácea e é isso que leva ao ressecamento, podendo sim acontecer sangramento nasal ( que pode ser tratado com soro fisiológico ),para o lábios com gloss,lip balm ou bepantol e para os olhos um bom colírio ou lubrificante ocular ( somente um oftamologista poderá receitar ).
6) Melhora a oleosidade do cabelo e faz cair ?
O efeito do Roacutan sobre os cabelos dependente da dose e é reversível. Ocorre um eflúvio telógeno, ou seja, queda de cabelos maduros. Após termino da medicação ou diminuição da dose, os cabelos voltam ao normal.
Verdade que melhora a oleosidade e o cabelo pode cair,isso varia de pessoa para pessoa,mas conforme está caindo está nascendo outros no lugar,então você não corre o risco de ficar careca e não perderá o volume capilar
7) Asma, bronquite e diversos outros problemas respiratórios são acentuados por quem toma. É verídico? Ou só acontece em quem já possui estas doenças?
Existem casos na literatura de exacerbação. Pessoas com doenças respiratórias crônicas podem usar Roacutan com controle clínico rigoroso.
8) Dor de cabeça ou dores muculares pode se tornar mais recorrente por quem toma?
Verdade! Porém são raros casos, não chega a contra-indicar o uso.
9) Aumento e diminuição do colesterol LDL e HDL. Verdade?
Verdade! Pode ocorrer aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, que voltam a normalidade após o termino do tratamento. Pacientes diabéticos, obesos, alcoolistas e com história familiar de hipercolesterolêmia ou trigliceridemia devem fazer exames mensais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário