sexta-feira, 10 de abril de 2015

Diversos tipos de acne

Algumas já relatei anteriormente,mas englobarei novamente o que é e especificarei as que ainda não relatei aqui no blog.
ACNE VULGAR
Acne vulgar é uma doença dermatológica bastante comum associada à produção dos hormônios sexuais masculinos. Ela afeta as glândulas pilossebáceas que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa. Essa secreção não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumula formando comodões abertos (cravos pretos)  que oxidam e escurecem em contato com o ar, ou comedões fechados (cravos brancos). O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.
A acne vulgar não é contagiosa. A doença se manifesta mais na puberdade, adolescência e nos adultos jovens. Nas mulheres, pode persistir por mais tempo e é chamada acne da mulher adulta. Nesses casos, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula e podem estar correlacionadas com o ciclo menstrual. Nos homens, os quadros costumam ser mais graves e, sem tratamento, podem estender-se por décadas.
* Sintomas : 
As lesões da acne vulgar surgem mais na face, ombros, peito e costas e variam de intensidade de acordo com o tipo de pele e predisposição para a enfermidade. Dor, coceira e irritação nas áreas afetadas são sintomas da doença. Além desses, por causa da aparência que as lesões conferem aos portadores, podem surgir problemas emocionais, de sociabilidade e comprometimento da autoestima.
Lesões mais graves e a manipulação inadequada das feridas pelos próprios pacientes podem ser responsáveis pelo aparecimento de cicatrizes difíceis de corrigir.

ROSÁCEA
Muito parecida com a acne, a rosácea é uma enfermidade que acomete a pele do rosto, causando vermelhidão nas bochechas, nariz, testa e/ou queixo. Trata-se de um processo crônico progressivo, com períodos de exacerbação seguidos de remissão.
  1. A primeira teoria indica que a Rosácea é resultado da excessiva sensibilidade dos vasos sanguíneos da face.
  2. Outra teoria sugere que o problema é causado pelos ácaros (Demodex Folliculorum) que vivem naturalmente na nossa pele. Os indivíduos com Rosácea apresentam mais desses ácaros do que pessoas sem o problema.
  3. Fatores genéticos (histórico familiar) também são indicados como possíveis causas.
  4. Rosácea também pode estar associada à baixa acidez estomacal, com consequente infecção pela bactéria Helicobacter Pylori. Cerca de 2/3 dos indivíduos com Rosáceasão, na verdade, infectados com a bactéria Helicobacter Pylori, uma causa comum de pouca acidez estomacal, e também a causa de úlcera gástrica e duodenal. Um teste para anticorpos para esta bactéria pode te dizer se você tem o problema. Em caso de positivo, saiba que existem diversas estratégias naturais para isso.
  5. A má função do sistema imunológico pode também ser uma das causas da doença.
Durante o estudo, os pesquisadores observaram que na ação do sistema imune há a produção de uma proteína chamada Cathelicidina, que tem ação antimicrobiana e pró-inflamatória. Essa proteína poderia ser a causadora de Rosácea em certos indivíduos. Fato é que alguns dos sintomas da Rosácea, como a inflamação da pele e o aumento dos vasos sanguíneos, estão associados a essa proteína.

ACNE OCUPACIONAL
Acne ocupacional é uma inflamação das glândulas (as glândulas sebáceas) que produzem óleo para lubrificar a pele. A inflamação ocorre quando certas substâncias químicas bloqueiam os poros da pele causando a acumulação do óleo e a formação de uma proteína da pele, chamada queratina. A acumulação da substância oleosa e a formação de queratina produzem uma obstrução preta que caracteriza a acne ocupacional.
Três grupos diferentes de substâncias químicas são conhecidas por causar três formas conhecidas de acne:
Grupo 1 – o petróleo e seus derivados, especialmente todos os compostos encontrados em óleos crus, causam acne oleosa; óleos solúveis, óleos de trabalhos em metal.
Grupo 2 – certos produtos de alcatrão de hulha causam a acne de alcatrão de hulha.
Grupos 3 – compostos aromáticos halogenados, tais como bifenil policlorado causam a cloracne.
O que causa acne oleosa ?
A graxa e óleos solúveis do petróleo causam acne oleosa. Espinhas e pequenos pontos em áreas onde a exposição ao óleo é grande, como os braços e mãos caracterizam à acne oleosa. Porém outras áreas como o abdômen e coxas podem ser afetadas especialmente se elas estão cobertas por roupas encharcadas em óleo. Os poros obstruídos da pele desenvolvem obstruções formadas pelo óleo e queratina que com a presença do ar ficam pretas.
Pessoas com acne oleosa devem consultar um médico. Sem tratamento, a condição pode persistir por meses mesmo após a interrupção à exposição ao óleo. Lesões na pele causadas por exposição repetitiva a produtos derivados do petróleo, se não tratados propriamente, podem evoluir, após longo período, para câncer de pele.
As características associadas com a acne oleosa incluem escurecimento da pele e reação anormal da pele à luz do sol. Isso ocorre principalmente em lugares onde ocorre alta exposição aos óleos solúveis e exposição simultânea à luz do sol. Isso ocorre devido à exposição a uma única substância química juntamente com a presença da luz solar, que pode tornar algumas substâncias químicas mais tóxicas.
O que é acne alcatrão hulha ?
Produtos com alcatrão de hulha causam acne. A substância oleosa e a queratina formam obstruções pretas que caracterizam a acne de alcatrão de hulha. Estas obstruções são normalmente encontradas ao redor dos olhos. Em geral, a acne de alcatrão de hulha some rapidamente, mas em alguns casos ela pode persistir por tempos mesmo depois de cessada a exposição. Pessoas com acne de alcatrão de hulha podem experimentar um escurecimento da pele. Elas também podem perceber sensações de queimação e vermelhidão da pele após exposição à luz. Assim como na acne oleosa, as lesões na pele causadas pela exposição a produtos com alcatrão de hulha, se não tratadas adequadamente, podem evoluir para um câncer de pele.
O que causa cloracne ?
Exposição a vários compostos aromáticos halogenados causa a cloracne. A substância oleosa e a queratina formam cistos amarelos e obstruções de cor cinza que caracterizam a cloracne. As lesões na pele ocorrem principalmente no rosto, mas em casos mais graves elas envolvem os ombros e o colo, as costas e o abdômen. Nos casos mais agudos, as lesões aparecem também nos braços, coxas, pernas, mãos e pés. O contato direto da pele é o meio mais comum de desenvolver a cloracne, mas ingestão e inalação são também causas. A cloracne pode se desenvolver de três a quatro semanas após a exposição e pode perdurar por mais de quinze anos, mesmo se a exposição cessar.
As complicações associadas à cloracne incluem doenças no fígado, bronquite, náuseas, vômito e diarréia. Há ainda um efeito tóxico no sistema nervoso que resulta em sintomas tais como dores de cabeça, fadiga, irritação, sudorese das mãos e dormência nas pernas.
ACNE HORMONAL
Toda acne é hormonal,mas tem pessoas que possuem excesso de certos hormônios ou quando os hormônios estão desequilibrados e acabam tendo acne.
Acne hormonal feminina : Acne hormonal feminina nós todos precisamos cuidar da pele, normalmente após os 25 anos se pensa que não vai mais ter problemas de acne que é normal, porque o pico já passou e a tendência é ir diminuindo, mas nas ultimas décadas tem aumentado o numero de mulheres de 25 a 45 anos com um pico de acne.
Outro fator muito importante é uma dieta errônea, as pessoas tendo uma dieta muito gordurosa, muito rica em açúcar e carboidratos  irá estimular a produção de sebo pela glândula sebácea e vai desencadear a acne consequentemente. A acne hormonal feminina, e em relação a produção de hormônio masculino é bem controversos, alguns mostram que pouquíssimas pacientes de fato apresentam um aumento hormonal, outros mostram uma incidência pouquinho elevado de hormônio em geral, o que se percebe é que de 20 a 30% dessas pessoas que tem acne acima dos 25 anos de idade tem alguma causa hormonal, as demais não tem nenhuma causa hormonal de base ou seja as demais estão incluídas na alimentação, estresse e outros fatores.
acne hormonal feminina tem relação com as pílulas, elas tem algumas substancias que conseguem bloquear os hormônios masculinos, então não é qualquer pílula que ajuda no problema da acne, é importante que a pessoa procure o dermatologista, para que ele possa indicar algumas pílulas com algumas substancias com comprovação na acne. Na acne hormonal feminina veja que geralmente quando uma mulher tem algum distúrbio ela deverá ter um acompanhamento ginecológico. A mulher quando está para menstruar ou no período menstrual a acne acaba agravando, porque o corpo fica todo inflamado e não tem uma explicação muito lógica porque ainda é algo a se esclarecer. Uma situação bem difícil é que tem muitas com 45 anos, cheia de acne não sabem como fazer, que tipo de tratamento e existem muitos recursos.
ACNE COSMÉTICA
Você tem a pele oleosa e, ao invés de lavar o rosto, passa quinhentas mil camadas de pó para disfarçar a oleosidade. Ou então tem aquelas horas que não dá pra tirar a make-up pra dar uma controlada, e acaba ficando com aquela cara “rebocada” de base, pó e corretivo. Aí você vai dormir, esquece do reboco que fez, fica com os olhos cheios de rímel, e ao se olhar no espelho de manhã se depara com um “panda”, com a maquiagem toda borrada. Cara leitora, apesar da preguiça que pode alcançar qualquer mortal depois de uma rotina extenuante (mesmo que a rotina seja aquela balada básica), é fundamental que você limpe seu rosto e retire a maquiagem quando chegar em casa. Não é só por acordar com cara de panda no dia seguinte e isso não é frescura de mulherzinha, acredite: a sua preguiça pode te custar muito mais caro no futuro! Pois pode ter certeza que se você não se cuidar, vai ter algo temido: a Acne Cosmética.
Basicamente, a acne cosmética é causada por qualquer produto que seja mais oleoso do que o necessário para a sua pele e/ou que obstrua os poros da pele. Nisso estão incluídos corretivo, base, pó, blush, filtro solar não adequados para peles oleosas, cremes anti-sinais não adequados para seu tipo de pele …
Como evitar a acne cosmética ?
Você não vai simplesmente abandonar qualquer tipo de maquiagem para não ter mais acne, não é mesmo? O tratamento deste tipo de acne é bem mais simples pois envolve apenas o fator oleosidade e obstrução dos poros. Portanto, as regras para uma pele livre da acne cosmética são:
– Lave o rosto sempre que possível com água e sabonete(utilize um que
não resseque tanto sua pele, pois o ressecamento tem efeito contrário:
ele estimula as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais óleo). Após lavar, passe o demaquilante para que ele faça uma limpeza mais profunda.
– Nunca durma com a pele maquiada. Isso vai entupir os poros da sua pele e as 8 horas de sono serão tempo suficiente para que os cravos apareçam!
– Evite produtos muito oleosos. Procure sempre o mais adequado para seu tipo de pele: tanto na maquiagem quanto os cosméticos. Existem vários produtos indicados para peles oleosas justamente por ser o tipo de pele mais comum entre as brasileiras, principalmente na zona T (queixo, nariz e testa), devido ao clima do nosso país.
– Faça uma limpeza de pele profunda uma vez por mês, se você tem a pele mais oleosa. Para as peles normais e secas, de 3 em 3 meses é o recomendado pelos dermatologistas.
– Limpe regularmente os pincéis e esponjas que você usa para se maquiar. Isso evita que as bactérias se proliferem e te cause cravos.

ACNE MEDICAMENTOSA 
Acne causada pelos efeitos colaterais de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, doses fortes de vitamina B, tratamentos hormonais ou contendo cortisona.
ACNE SOLAR
Tipo de espinhas que surge após exposição solar intensa e dá origem a microquistos, principalmente na testa, e pápulas vermelhas na zona das bochechas.
Observação : Foi o que notei de um tempo pra cá,quando estava em casa e as espinhas estavam sem pus e quando sai de casa e estava em exposição ao sol começavam a aparecer pus nas espinhas.
O dermatologista é o médico especialista para orientar o melhor tratamento para a eliminação da acne e também das cicatrizes que ela pode deixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário