Já que aqui no blog falamos sobre pele,é muito bom falar sobre os cuidados do cabelo,pois quem tem cabelo oleoso sofre também com acne e quem faz o tratamento com Roacutan também sabe como o cabelo fica seco,então além de falar apenas sobre alguns tipos de cabelo,falarei sobre todos e todas as dúvidas ficam esclarecidas.
CABELOS NORMAIS
Não há muito segredo. Em geral, cabelos normais são macios, fáceis de pentear e menos sujeitos a ressecamento. Isso se deve ao equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo.
Procure por xampus balanceados ou neutros. A lavagem pode ocorrer em dias alternados ou de acordo com a necessidade de cada um. Já o condicionador deve ser usado no comprimento e nas pontas, evitando sempre a raiz. Se, eventualmente, os fios estiverem mais secos nas pontas, vale aplicar uma máscara embaixo do chuveiro, mas apenas uma vez por semana ou quando sentir necessidade. Na hora de secar, algumas gotinhas de reparador de pontas fazem milagres e protegem.
CABELOS SECOS
A pouca oleosidade produzida pelo couro cabeludo faz com que esse tipo de cabelo tenha aparência opaca. Com fios frágeis e quebradiços, eles são propensos a pontas duplas e difíceis de pentear. Não devem ser lavados todos os dias. Aliás, geralmente os cabelos secos ficam mais bonitos um dia após a lavagem, ocasião em que ganham ‘peso’.
Os xampus indicados são aqueles com óleos (de semente de damasco, baru ou abacate) e aminoácidos na fórmula. Incluindo ainda a ureia, que ajuda a reter água nos fios, e os lipossomas, que têm ação hidratante.
Ao invés do condicionador, convém usar máscaras hidratantes concentradas. Aplique no comprimento e nas pontas e deixe o vapor do chuveiro trabalhar enquanto você toma banho. Além disso, use reparador de pontas com frequência.
CABELOS OLEOSOS
A oleosidade excessiva do couro cabeludo deixa os fios gordurosos, pesados e sem volume. É comum que, no fim do dia, eles fiquem com aspecto de sujos. Muita gente acha que não pode lavar a cabeça todos os dias, mas isso é um mito: “Não faz mal lavar todos os dias. O couro cabeludo não apodrece”.
Por outro lado, a crença popular de que água quente ativa a oleosidade está correta. O ideal é lavar o cabelo numa temperatura um pouco mais fria, mas não precisa sofrer batendo os dentes embaixo do chuveiro.
Na hora de escolher o xampu, não basta uma embalagem bonita. “Procure no rótulo por ativos que controlem o sebo excessivo, caso dos extratos vegetais de alecrim e de bardana, assim como do óleo essencial de melaleuca alternifólia, conhecida como Tea Tree”. E a frequência de lavagem é livre: uma vez por dia ou sempre que sentir necessidade. Para finalizar, use condicionador só nas pontas ou leave in.
*** Independente do tipo de cabelo, a quantidade de xampu e condicionador utilizados deve variar de acordo com o comprimento. Para curtos e médios, aplique uma colher de sobremesa de xampu e até duas colheres de chá de condicionador. Já no caso dos cabelos longos, use uma colher de sopa de xampu e três colheres de chá de condicionador. Outra dica: coloque o xampu primeiro na palma da mão e só depois aplique no couro cabeludo, massageando com os dedos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário